Depois do polémico discurso de Jesse Williams nos BET Awards, onde criticou a violência policial contra a comunidade negra, uma petição pede o despedimento do ator da série “Anatomia de Grey”.

Duas semanas depois de o ator ter dado que falar com o seu discurso anti-discriminação racial nos BET Awards, prémios que reconhecem o trabalho de afro-americanos e de minorias étnicas no cinema, música e desporto, entre outras artes, uma petiçãopede que Jesse Williams seja despedido do elenco de Anatomia de Grey.

O documento digital, que já soma mais de 26 mil assinaturas, apela também para que deixem de ver os programas da ABC, que emite a série, e que deixe de seguir o perfil dos seus conteúdos nas redes sociais.

A criadora da série já deixou bem claro, no entanto, que não tenciona ceder a esta pressão. Shonda Rhimes escreveu no Twitter que não precisa de petições.

O próprio Jesse Williams também pediu, na mesma rede social, que não se desse atenção a “pessoas vazias e as suas birras”.

No discurso mais comentado dos BET Awards, nos quais foi distinguido pelo seu trabalho na organização Black Lives Matter, que apela ao fim da violência contra a comunidade negra, Jesse Williams frisou: “Este prémio é para todos os ativistas, advogados, pais em dificuldades, famílias, professores, estudantes que se aperceberam que o sistema está construído para nos dividir, empobrecer e destruir. Quanto mais aprendermos sobre quem somos e como chegámos até aqui, mais nos vamos mobilizar. Olhamos para os dados e sabemos que a polícia conseguiu, de alguma forma, desarmar e não matar pessoas brancas todos os dias, e em menor número. Por isso, o que vai acontecer é que iremos obter direitos iguais e justiça no nosso país, ou teremos de reestruturar a função da polícia e a nossa”, explicou o ator.

“Jesse Williams lançou uma onda de comentários inapropriados, pouco profissionais e racistas contra os agentes de polícia e os caucasianos. Se as suas palavras ofensivas tivessem sido ditas por alguém de outra raça que não fosse a afro-americana, tinha sido humilhado publicamente, despedido do seu trabalho, perdido apoios e campanhas de publicidade”, lê-se na petição em curso.

Jesse Williams integra o elenco de Anatomia de Grey há já sete temporadas, na pele de Jackson Avery.

Fonte: dn.pt


Já conheces o Instagram do OH Diabo? Segue-nos em
http://www.instagram.com/ohdiabo